terça-feira, 29 de julho de 2008

PROTOCOLO DE MONTREAL

O Protocolo de Montreal é um documento que trata das "substâncias” que empobrecem a camada de ozônio, provocando graves danos ao ser humano e ao ecossistema.

O "Protocolo de Montreal" é um tratado internacional, segundo o qual os países signatários se comprometem a substituir as substâncias que interagem com o ozônio, destruindo-o, na parte superior da estratosfera, conhecida como ozonosfera.

O tratado foi assinado em 16 de setembro de 1987, mas entrou em vigor somente no dia 1º de janeiro de 1989, tendo sido revisto nos anos sucessivos. Devido à grande adesão mundial, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou: "Talvez este seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos..."

Para comemorar a assinatura do tratado, a ONU declarou a data de 16 de setembro como "Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio".

Atualmente, o "Protocolo de Montreal" conta cerca de 180 adesões: trata-se de nações engajadas na redução da produção de gases, cuja presença na atmosfera é considerada a principal causa da diminuição da camada de ozônio.

Nenhum comentário: