









(Xororó e Aldemir)






Ainda temos esperança de mudar o futuro da humanidade.










(Xororó e Aldemir)






vendem produtos por menos de R$ 2,00. Há décadas consumir deixou de ser um simpes ato de subsistência e ser visto como uma forma de lazer, de libertação e até mesmo de cidadania. 15% da resina PET
10% das 300 mil toneladas de sucata disponíveis para obtenção de borracha regenerada
15% dos plásticos rígidos e filmes, o que equivale a 200 mil toneladas por ano



COLETA SELETIVA EM CORES -
Mais importante que as cores e o numero de coletores é a coerência com o que vem antes e o que vem depois.
O fato é que na maioria das vezes a coleta não é multiseletiva, ou seja, não há uma coleta para cada tipo de material, como acontece na Europa onde o sistema de quatro cores surgiu. Aqui o mesmo caminhão vai coletar todos os materiais recicláveis. Quem observa a coleta se sente frustrado após o esforço de separar por cores. Ademais a comercialização dos recicláveis se dá após uma separação muito mais fina. Os plásticos, por exemplo, ao chegarem à cooperativa, deverão ser selecionados por tipo e cor e só então enfardados para a comercialização. Há mais de 300 tipos de plásticos.
Da mesma forma o papel, são separados por tipo: papel branco, revista, jornal, papelão, papelão com impressão de um lado, papelão com impressão dos dois lados, e assim vai. Ou seja: mesmo que a separação na fonte seja feita em quatro cores no galpão terá de haver uma nova separação.
Outros motivos para não se separar em quatro cores.
ÓTIMO VÍDEO SOBRE A RECICLAGEM DE GARRAFAS PET:
custo mais baixo ajudando na preservação das árvores.
Apoio a programas de criação de oportunidades e estímulo no acesso ao ensino fundamental, ou melhoria da qualidade; Envolvimento direto/indireto em ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, tanto em regiões metropolitanas, como rurais; Contribuição para a melhoria dos equipamentos das escolas básicas e fornecimento de material didático e de leitura.
Apoio a programas de acesso à água potável para populações carentes, principal causador das doenças infecciosas infantis; Promoção de campanhas de conscientização no combate a Aids, visando a prevenção de crianças portadoras do vírus; Suporte a programas de acesso, das crianças portadoras do HIV e outras doenças infecciosas, a medicamentos específicos; Programas educacionais, em comunidades carentes, de esclarecimento sobre higiene pessoal e sanitária, aleitamento materno e nutrição infantil.
Programas que facilitem o acesso aos medicamentos necessários aos portadores de HIV e à prevenção (vacinas) das demais doenças; Programas de doações e distribuição de remédios às populações de risco e baixa renda; Programas de prevenção na disseminação de informação sobre saúde sexual e reprodutiva para jovens e adultos, através de ações de voluntariado.
Texto criado pelas alunas do Colégio Marista Paranaense.